Halloween e a alergia alimentar
O Halloween é uma festa incorporada na nossa cultura. E é claro que as crianças adoram e esperam ansiosas pela diversão!
No caso de crianças alérgicas a alimentos, no entanto, o Dia das Bruxas pode apresentar alguns desafios, tanto para elas quanto para seus pais.
Como os pais podem agir com os filhos alérgicos diante desta situação?
1 – CONVERSE com seu(sua) filho(a) sobre o fato de não poder comer as guloseimas assim que forem recebidas e que isso não impede a diversão das travessuras! Ele pode aceitar as “gostosuras” recebidas (caso não tenha reação a contato), mas explique que elas precisam ficar armazenadas em sua “cestinha” até que os pais possam ler o rótulo e se certificar de quais são permitidas!
2 – Uma boa opção é ter DOCES SEGUROS para fazer uma troca pelos que têm os ingredientes proibidos! Isso garante que sua criança também participe da “comilança” de doces!
3 – ACOMPANHE sua criança durante a festa para se certificar de que ela está segura! Combine isso antecipadamente com ela. Cuide para que haja uma distância física de acordo com a faixa etária de seu filho. Quanto menores as crianças, mais próximos os pais, quanto maiores, mais distantes. Isso pode contribuir para aumentar o senso de autonomia dos mais velhos, que precisam aprender a se proteger, e para garantir a segurança dos mais novos, que podem ter mais dificuldades em se conter diante da guloseima.
4 – Mesmo com esses cuidados, seu(sua) filho(a) pode se sentir frustrado ou com raiva de não poder comer como os demais amigos! ACOLHA este sentimento, nem sempre é fácil lidar com a alergia. Mas encoraje sua criança a enfrentar esse desafio com as possibilidades que ele tem: participando das atividades e selecionando as guloseimas que pode comer. Sempre evidenciando que ESTAR JUNTO COM OS AMIGOS É A GRANDE DIVERSÃO e que, como as pessoas são diferentes, precisam de cuidados diferentes em várias situações!